Acompanhe o TPBR nas redes sociais

Enquanto a nova temporada não sai, vamos revisitar 10 termos (de vários) da série.

 

1. A ROSA AZUL

Os casos da “Rosa Azul” são estranhos e não resolvidos, tipo de como X-files. Enquanto o termo não é usado no programa de televisão,  ele aparece na prequel do filme, Twin Peaks: Fire Walk comigo: “Não foi só o agente Chester Desmond qude desapareceu”, diz Cooper a “Diane”,  mas este é um dos “Casos Rosa Azul de Gordon Cole”. Os casos da Rosa Azul podem ser assim nomeados porque, como as rosas azuis, são impares e antinatural.

 

2. BOB

BOB, também conhecido como Killer BOB, é um espírito maligno que possui pessoas e as transforma em maníacos homicidas. BOB tem um ex-parceiro chamado MIKE, também conhecido como o One-Armed Man. BOB e MIKE têm os mesmos nomes que os  adolescentes Bobby e Mike, embora a conexão pareça não ir além disso.

 

3. BOOKHOUSE BOYS

Os Bookhouse Boys são uma sociedade secreta do bem. Os membros incluem o xerife da cidade (entre outros membros), como Cooper  um membro honorário. O seu local de encontro, a Bookhouse – é bar  cheio de livros.

 

4. SACO DA MORTE

“Mike, você pode me ouvir?”, diz Killer BOB. “Irei te pegar … com meu saco da morte!”

Como com muitas coisas David Lynch, um saco de morte soa muito assustador, embora não está claro o que é. BOB poderia simplesmente estar falando metaforicamente, ou ele poderia estar se referindo a um saco com um corpo. (Um saco suicida, por sinal, o que é usado no suicídio assistido.) O saco de morte de BOB não deve ser confundido com o saco sorridente que o Gigante conta a Cooper, que se refere a um saco de corpo pendurado na parede
do hospital na forma de um sorriso.

 

5. DOPPELGANGER

Emprestado do alemão, a palavra doppelganger refere-se à aparição de uma pessoa viva, um gêmeo do mal, um gêmeo regular, ou um monstro que toma a forma de  alguém que está morto. Quando possuídos por Killer BOB, Leland e Cooper se tornam, de certa forma, seus próprios gêmeos malignos. Laura Palmer é o seu próprio doppelganger, vivendo uma vida dupla. Laura também tem a sua “sósia” : sua prima Maddy Ferguson, interpretada pela mesma atriz. Momentos antes de Maddy chegar, vemos os créditos de abertura de uma novela dentro da série,  Invitation of Love, as estrelas “Selena Swift” como os gêmeos,  Emerald e Jade.

 

6. GARMONBOZIA

“Where does creamed corn figure into the workings of the universe?”  “What really is creamed corn? Is it a symbol for something else?”

Quando Donna traz uma refeição do Meals on Wheels a uma senhora idosa, a senhora diz, “você vê o creme de  milho nesse prato? … Eu não pedi creme de milho”. Quando ela pergunta novamente se Donna vê o creme de milho, e o milho desaparece. O neto assustador da senhora idosa (interpretado pelo filho parecido com de  Lynch, um doppelganger em miniatura, se você já viu um) está segurando o milho, que desaparece novamente. No filme, Fire Walk With Me, o creme de milho é chamado garmonbozia, que é definido como dor e tristeza, e que Killer BOB, MIKE e outras entidades malignas precisam sobreviver. A origem da palavra garmonbozia não é clara; É provavelmente uma palavra sem sentido embora soe um pouco como o garbanzo, conhecido também como grão de bico.

 

7. LOG LADY

O Lady Log é a esquisitona-psicótica da cidade que carrega um tronco clarividente. Em Twin Peaks, a madeira parece ser um condutor de espíritos. A alma de Josie Packard fica presa na maçaneta da gaveta de madeira (sim, pois é) um anel é formado por 12 árvores de sicômoro que conduz à sala vermelha ao sonho de Cooper.

 

8. O HOMEM DE OUTRO LUGAR

Enquanto seu apelido é amplamente aceito, ninguém na série nunca parece realmente chamá-lo de Homem de Outro Lugar. Cooper o chama de “um anão de terno vermelho” e “o homenzinho”. Em Fire Walk With Me, “The Arm”, referindo-se ao braço que MIKE cortou. O ex-agente do FBI, Windom Earle, descreve “um lugar de grande bondade” (a Loja Branca / White Lodge) e também “outro lugar, seu oposto, de poder quase inimaginável, cheio de forças negras e segredos viciosos”. Este outro lugar é conhecido como o Black Lodge, a residência do homem pequeno.

 

9. MIKE

MIKE, o ex-parceiro do assassino BOB, cortou seu braço esquerdo para se livrar do toque do diabo simbolizado pela tatuagem “Fire Walk With Me”. Seu doppelganger é Phillip Michael Gerard, um vendedor de sapatos de um só braço com uma mala cheia de sapatos certos.  MIKE, através de Gerard, parece querer ajudar Cooper. Como MIKE, Gerard tem um melhor amigo chamado Bob, e enquanto este Bob não é o Killer BOB, ele indiretamente leva Cooper a um dos assassinos de Laura.

 

10. A SALA VERMELHA

Também conhecida como Sala de Espera, a Sala Vermelha é uma espécie de limbo entre as Black Lodge e White Lodge, e onde Cooper encontra o Homem de Outro Lugar, doppelgangers com olhos nebulosos, residentes Twin Peaks e outras figuras estranhas. Na Sala Vermelha, todos, exceto Cooper, se engajam em movimento inverso e reverso. Isto foi conseguido filmando os atores fando e se movendo para trás, e deixando o filme no reverso. O efeito é incrivelmente assustador. A palavra reversa não deve ser confundida com a fala inversa, uma pseudociência que afirma que as mensagens subconscientes podem ser encontradas na fala gravada das pessoas quando tocadas para trás. BOB, por sinal, é o mesmo para trás ou para a frente. Por que isso é assustador?  Não temos certeza, mas é.

Comentar via Facebook

Comentário(s)

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO